Há quase dois anos, a HK360 tem atuado no mercado industrial com a proposta de promover melhorias e resultados em pequenas e médias empresas do ramo, utilizando seu método de cinco processos – mapeamento de mercado, gestão de relacionamento, previsão de demanda, análise de capacidade e controle e gestão de rotina. Essa estratégia é viabilizada pela Easy360, a plataforma oficial do método da HK360.
Juliano de Oliveira, COO (Chief Operating Officer) da HK360, explica que por meio desses processos, as indústrias de pequeno e médio porte podem alcançar seus objetivos, buscando a estabilidade na relação entre vendas e operações do negócio.
“A otimização dos recursos produtivos, realizando mais com o mesmo, a partir da construção da previsibilidade conectada à capacidade, resulta na sincronia entre vendas e operações. Isso acaba refletindo diretamente na qualificação do estoque, que passa ser composto somente com os produtos que realmente são demandados pelos clientes, otimizando, assim, seu fluxo de caixa”, pontua.
E foi por meio deste método, que essa startup, instalada no campus do Sistema Fiep (Federação das Indústrias do Estado do Paraná), em Curitiba, na capital paranaense, ampliou suas possibilidades e recentemente ganhou destaque e parceria com a Bússola da Transformação Digital – uma iniciativa do Observatório do Sistema Fiep para mapear o grau de transformação digital das indústrias por meio de pesquisa e coleta de dados.
“O objetivo da Bússola da Transformação Digital é fortalecer o ambiente de negócios da indústria por meio da disseminação, avaliação e compreensão das práticas voltadas à transformação digital, aliadas às necessidades do negócio. Ela é um importante instrumento para entender a realidade e desenvolver ações que sejam convergentes e aderentes à realidade da indústria paranaense por porte, por região e por setor”, explica Augusto Machado, líder de projetos e pesquisador do Observatório do Sistema Fiep.
Diferente do que o termo possa sugerir, Augusto explica que a transformação digital não se resume à inserção de novas tecnologias na empresa, mas sim uma transformação no modelo de negócio, no pensamento estratégico. “Na verdade, toda e qualquer empresa pode e deve se inserir na transformação digital, não apenas como uma questão de sobrevivência, mas como diferenciação de mercado, de aumentar o potencial de competitividade”, alerta.
Para pontuar de fato o que as empresas necessitam para desenvolver sua transformação digital ou até mesmo potencializar aquelas que já têm esse processo iniciado, é aplicado um questionário como o pontapé inicial para tudo isso.
O questionário on-line contempla 40 perguntas, divididas em 6 dimensões: gestão, produção e operação, estratégia, cadeia de suprimentos e distribuição, pessoas e tecnologias facilitadoras. Ao final de cada dimensão respondida, o empresário recebe um diagnóstico sobre o grau de maturidade da empresa e também dicas e orientações de como potencializar seu negócio na transformação digital.
Segundo Augusto, em 2021, foram coletadas respostas de 212 indústrias, sendo 80% delas de porte pequeno e médio e representando 11 cidades paranaenses.
E são nas respostas que é possível notar alguns pontos que precisam ser trabalhados, entre eles a desconexão do processo de vendas e operações, ou seja, a dificuldade de buscar uma visão preditiva do negócio. E a HK360 contribui diretamente neste cenário. “A venda tem uma quantidade de metas pré-definidas, que às vezes não conversa com a operação. E essa solução de previsibilidade e de capacidade da HK360 [por meio dos seu método] favorece e gera análise preditiva para conectar vendas com as operações: não ter um estoque parado, que é uma despesa para empresa, e ter uma circulação e planejamento muito mais eficazes e efetivos sobre essa previsão da demanda para a indústria”, analisa.
E acrescenta: “Às vezes, a indústria trava no processo porque não tem um recurso humano, qualificado e suficiente para atender a uma demanda de uma solução tecnológica. E daí, existem startups com soluções tecnológicas, como a HK360, para atender a demanda da indústria que necessita de uma solução que irá gerar uma transformação efetiva, imediata e de impacto na empresa”, acredita.
Para Juliano ter essa parceria reforça ainda mais a importância de incentivar a transformação digital e reconhece a efetividade do método HK360, por meio da plataforma Easy360. “O reconhecimento da Easy360 como solução aplicada ao negócio, visando simplificar a relação da previsibilidade da demanda conectada à capacidade de atendimento, reforça que estamos no caminho correto”, comemora.
Por Jéssica Guidolin.